Muito mais que visagismo: descubra o estado da arte em análise facial.

(substantivo Masculino / Tradução livre):

'A história que o rosto conta'.

Facetelling®, em tradução livre, quer dizer “a história que o rosto conta”. Todas as vezes em que interagimos com outras pessoas, especialmente se for um estranho, nós reagimos de maneira muito intuitiva aos seus traços e expressões faciais. Essa manifestação primitiva acontece na camada emocional do cérebro e é oriunda do nosso instinto de sobrevivência. As primeiras impressões, portanto, têm origem no rosto em uma fração de segundo, para só depois caminharem para as outras partes do corpo. As pessoas lidam com essas percepções o tempo todo no nível irracional. Já imaginou como decifrar essa dinâmica pode ser impactante para as relações e performances humanas?

A face é como um livro aberto, mas você precisa ter alfabetização visual e neuroimagética para ler cada uma dessas linhas. Em um mercado repleto de métodos de análise facial superficiais ou incompletos, o Facetelling® se destaca como uma arte sutil, ao mesmo tempo em que se baseia em evidências científicas. Vai além das inferências padronizadas, que muitas vezes se mostram restritivas e genéricas, mergulhando nas profundezas da singularidade humana.

Essa especialização é ideal para profissionais que buscam:

Cara de quê?

É bem provável que você já tenha ouvido seu cliente mencionar que ‘tem cara de alguma coisa’ (ex.: “cara de brava/o”, cara de metida/o”, “cara de séria/o”, “cara de novinha/o”, etc.). No entanto, não pense que esse relato é algo aleatório ou informação irrelevante dentro do seu processo de trabalho. A “cara de alguma coisa”, na verdade, é o que o Facetelling® conceitua como ruído de imagem. Ou seja, um atributo que pertence ao cliente, contudo, incomoda-o pelo fato de ser tão expressivo a ponto de seus interlocutores não perceberem também suas outras qualidades.

Você sabe identificar os porquês das queixas de seus clientes e de quais atributos faciais os ruídos de imagem são oriundos? Aprenda a ir além e a diagnosticar de forma precisa os ruídos de imagem. As “caras de alguma coisa” não são meras descrições, mas, sim, reflexos de estados emocionais e físicos que merecem ser explorados e podem ser amenizados por meio de recursos da imagem pessoal, da beleza e da estética.

Questões de “cara de” alguma coisa só se resolvem na própria cara!

Será que o método Facetelling® realmente dá resultados?

Confira agora histórias reais e depoimentos espontâneos de profissionais que já estão colhendo os frutos desse conhecimento, transformando suas carreiras e impulsionando seus negócios.

+ de 1000

alunos em + de 35 países
ao redor do mundo

Esse curso é para mim?

A transversalidade do Facetelling® faz com que profissionais de diversas áreas possam se especializar e aplicar o método em suas áreas de atuação. Se você é:

Médico

Dentista

Profissional de Harmonização Facial

Barbeiro e Cabeleireiro

cilios

Profissional da estética, designer de cílios e sobrancelhas

Consultor de imagem e stylist

Essa especialização é para você!

O estado
da arte em análise facial.

Em mais de 100 horas de conteúdo extenso e abrangente, o método do Facetelling® oferece a você o conhecimento mais completo e atualizado disponível, para que você possa se tornar um verdadeiro especialista.

Prepare-se para uma imersão transformadora no fascinante universo da análise facial.

O Facetelling® considera não somente as camadas superficiais do rosto. Em suas dez dimensões, o método aborda, principalmente, o estudo das camadas mais profundas como ossos, músculos e gordura, bem como sua relação com a linguagem visual e as emoções humanas.

A leitura dos traços faciais e corporais do cliente promove uma conexão profunda entre ele e o consultor. Ao entender as necessidades emocionais e comportamentais do cliente, você poderá elaborar propostas personalizadas que respeitam sua individualidade, garantindo que ele se sinta acolhido e seguro durante todo o processo.

Todas as aulas e exercícios são ministradas por Cris Alves, fisioterapeuta, consultora de imagem, especialista em análises faciais, pesquisadora e criadora do método Facetelling®.

O curso não se limita ao atendimento ao cliente. Você aprenderá sobre posicionamento de mercado, como incluir seus serviços no portfólio, definir valores justos e elaborar materiais de entrega. Além disso, receberá orientações sobre como proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.

Visagismo X Facetelling®

Muitas pessoas ainda se confundem ao comparar o Facetelling® com as diversas abordagens de visagismo existentes. Abaixo, você vai entender quais são as principais diferenças entre essas duas áreas do conhecimento, e o que torna o método Facetelling® tão profundo e revelador na busca pelo autoconhecimento e pela verdadeira essência de cada indivíduo.

VISAGISMO

O que eu vou receber?

E mais:

Acesso ao acervo de Aulives por meio do Circle Pro

Artigos científicos e textos de apoio para download

Programa de educação continuada Refresh

Bônus exclusivos:

Materiais:

Modelo de guia/dossiê do cliente editável no Canva

Livro Facetelling®.

Todo o conteúdo inovador e embasado em evidências do curso Facetelling®, em 360 páginas muito bem descritas e ilustradas. Design contemporâneo, imagens e ilustrações autorais, texto 100% escrito pela criadora do método, Cris Alves. Material e acabamento de altíssima qualidade.

Ao se matricular no curso on-line, você recebe a versão em PDF do livro Facetelling®. O formato físico está disponível para venda, exclusivamente para alunos.

Um suporte diferente
de tudo
que você já viu.

Ao se inscrever, você será adicionado a um grupo exclusivo no Telegram, em que receberá acompanhamento personalizado de Cris Alves e de uma equipe de especialistas em Facetelling®. O suporte é diário, o que significa que suas análises serão cuidadosamente revisadas e suas perguntas respondidas de forma rápida e eficaz. Você terá a chance de se tornar um verdadeiro mestre nessa arte em pouquíssimo tempo. Além disso, terá acesso a uma comunidade exclusiva de alunos espalhados por todo o mundo, para trocar experiências e fazer networking com outros profissionais da área.

Um suporte diferente de tudo que você já viu.

Ao se inscrever, você será adicionado a um grupo exclusivo no Telegram, em que receberá acompanhamento personalizado de Cris Alves e de uma equipe de especialistas em Facetelling®. O suporte é diário, o que significa que suas análises serão cuidadosamente revisadas e suas perguntas respondidas de forma rápida e eficaz. Você terá a chance de se tornar um verdadeiro mestre nessa arte em pouquíssimo tempo. Além disso, terá acesso a uma comunidade exclusiva de alunos espalhados por todo o mundo, para trocar experiências e fazer networking com outros profissionais da área.

Ao longo de 24 módulos cuidadosamente estruturados, você será guiado por uma jornada envolvente de aprendizado.

Apesar de sua robustez, a organização intuitiva, a didática da sua mentora e o ritmo agradável das aulas tornam o processo de aprendizagem prazeroso e gratificante.

Disciplina 1. Apresentação

Cris Alves se apresenta e compartilha um pouco da sua trajetória profissional como consultora de imagem. Relata como a pergunta “E o rosto do cliente?” foi transformada, por ela, em dois métodos pioneiros no mercado da imagem pessoal: Persoona® e Facetelling®. Ainda nesse módulo, são abordadas as diferenças entre os métodos, além de toda a estrutura e o conteúdo do curso Facetelling®.

Apresentação aprofundada sobre o que é o método de análise facial Facetelling®: como ele “nasceu”, desenvolveu-se e chegou à versão atual. Além disso, é demonstrada a aplicabilidade do método como ferramenta auxiliar para profissionais que lidam diretamente com o público e que buscam oferecer um trabalho diferenciado e humanizado dentro do seu nicho de mercado.

No terceiro módulo, são abordados os oito princípios que norteiam todo o método e as razões pelas quais eles fazem parte das dez dimensões que constituem o Facetelling®.

As referências teóricas e científicas sobre as quais o método foi construído são apresentadas nesse módulo. A sustentação científica é muito importante, pois valida o conhecimento, as análises e as propostas a serem feitas aos clientes. Também são disponibilizados artigos acadêmicos para download e uma lista de referências bibliográficas para leitura complementar.

Explicação das razões para que o rosto seja considerado o elemento de maior importância na imagem pessoal. Cris Alves detalha os porquês de a face ser responsável por 80% da comunicação não verbal, apesar de representar apenas 20% do corpo humano. São listados argumentos científicos, imagéticos e neuronais que justificam a centralidade do rosto no processo de adequação da imagem pessoal em várias áreas de atuação profissional.

Apresentação e estudo sobre o processo neuronal de formação e interpretação de todo e qualquer estímulo visual submetido aos seres humanos. Baseado em estudos da neurociência comportamental e princípios de linguagem visual, Cris Alves apresenta como o cérebro cria as primeiras impressões. São analisados, ainda, os principais arquétipos usados no método Facetelling® e seus significados, além dos códigos faciais naturais e as mensagens incorporadas ao rosto.

Abordagem dos principais elementos de design (linhas, formas, cores, texturas e volumes), bem como sua importância e aplicabilidade. De acordo com os estudos mais recentes da neurociência, é analisada a correta hierarquia neuronal entre esses elementos para que seja possível definir, de maneira criteriosa, a ordem de escolha deles para o visual.

Apresentação dos termos adequados para uma comunicação humanizada e, ao mesmo tempo, técnica. O vocabulário pode ser um grande aliado do profissional para mostrar empatia e autoridade, a fim de conquistar a confiança e o respeito do cliente. Cris Alves traz um elenco de termos aparentemente inofensivos que podem causar emoções negativas no inconsciente do cliente. Além disso, Cris revela pares de palavras falsas cognatas, cujo uso incorreto impacta de forma negativa a condução do atendimento.

Apresentação dos quatro perfis comportamentais básicos: estável, analítico, expansivo e dominante. Descrição dos atributos físicos e emocionais, a maneira como eles reagem em cada uma das áreas da vida, como identificá-los por meio dos gestos, traços faciais, constituição corporal, relações interpessoais, etc. Análise dos elementos visuais, gostos e preferências de cada um desses perfis, de modo a facilitar o reconhecimento e as motivações pessoais e profissionais que os levam a buscar mudanças na aparência.

Estudo sobre o conceito de proporção áurea, aplicações em recursos da imagem pessoal (cabelos, maquiagem, sobrancelhas ,etc.) e, também, nos segmentos e traços faciais. Identificação das proporções: altura x largura de rosto, metades faciais, quintos e terços faciais, testa, sobrancelhas, olhos, nariz, boca, queixo e pescoço. Inclui um caderno de exercícios para prática do conteúdo apresentado no módulo.

A partir de seus conhecimentos em anatomia e fisiologia humana, Cris explica como os ossos, os músculos e a camada gordurosa contribuem ativamente para a comunicação visual dos marcos faciais externos. Além da compreensão da dinâmica facial desde o seu arcabouço ósseo, o conteúdo irá contribuir para a construção de um repertório técnico especializado, de forma simples e didática, mesmo para profissionais não oriundos da área da saúde.

Apresentação dos treze formatos de rosto, três deles catalogados por Cris Alves em 2020. Também são abordadas as mensagens transmitidas por cada um deles a partir das linhas e suas direções. Detalhamento do passo a passo da metodologia de análise dos formatos de rosto mais eficaz e segura do mercado de análise facial.

Disciplina 13. 4ª dimensão do Facetelling®: Traços faciais

Estudo e detalhamento da metodologia de análise dos traços faciais, bem como entendimento dos atributos de cada um deles. Compreensão e classificação de formato e forma de: testa, sobrancelhas, olhos, nariz, boca e queixo.

Prática da leitura facial a partir da tradução do formato de cada traço facial em tendências e aspectos de comportamento e personalidade. Ponderação da influência dos atributos de um traço sobre os outros e como esse fator pode impactar a maneira como as pessoas lidam com suas forças e fraquezas. Por fim, estudo sobre a associação entre os perfis comportamentais primários e secundários.

Estudo dos quatro tipos de perfis faciais puros e como analisá-los. Cris Alves ainda apresenta as possibilidades dos perfis faciais mistos, muito presentes na população. Entendimento da relevância dos perfis faciais para a análise do rosto como um todo e das áreas de dominância ou recessão visual, a partir desse aspecto tridimensional. A visão lateral da face transmite mensagens próprias e a sua percepção pode influir na relação emocional que as pessoas têm com o seu rosto.

Estudo e compreensão das assimetrias que são características intrínsecas dos seres humanos, seja na face ou no corpo. Detalhamento do passo a passo para identificação dos principais pontos de assimetrias faciais e as implicações emocionais e comportamentais causadas por elas. Apresentação das estratégias para a promoção do balanço das assimetrias faciais. Inclui exercício de autoanálise facial para reconhecimento dos lados “up” e “down”.

Estudo e compreensão das assimetrias que são características intrínsecas dos seres humanos, seja na face ou no corpo. Detalhamento do passo a passo para identificação dos principais pontos de assimetrias faciais e as implicações emocionais e comportamentais causadas por elas. Apresentação das estratégias para a promoção do balanço das assimetrias faciais. Inclui exercício de autoanálise facial para reconhecimento dos lados “up” e “down”.

Entendimento sobre a relevância da dinâmica do sorriso na análise facial e seu forte impacto na comunicação visual. Estudo dos componentes do sorriso (dentes, arcada, linha/plano do sorriso) e identificação das mensagens por eles comunicadas, a partir do ponto de vista da linguagem visual e comportamental. Reconhecimento de eventuais ruídos de imagem no sorriso e maneiras de lidar com eles. Compreensão do momento adequado para encaminhar clientes para profissionais da área de odontologia.

Estudo da décima e última dimensão do método Facetelling®, a fisiologia do envelhecimento. Explicação das alterações que ocorrem durante o processo natural do envelhecimento, tanto no nível profundo quanto na camada superficial do rosto. Adaptação do conhecimento do método de análise Facetelling® para atender ao público de pessoas maduras. Compreensão da linha de pensamento que guia o processo de adequação da imagem nessa etapa da vida.

Detalhamento do passo a passo para preenchimento da ficha de análise e atendimento Facetelling®, considerando as dez dimensões do método e o checklist da anamnese. O aluno recebe o PDF desse modelo de ficha para apoio do trabalho técnico e compilação das informações coletadas de forma humanizada e especializada.

Questionamentos sobre a aplicabilidade do conceito de proporção áurea na contemporaneidade. Abordagem e explicação sobre diversidade estética, bem como sua importância, maneiras de aplicá-la no dia a dia e como ela pode fazer toda a diferença na atuação do profissional.

Apresentação das possibilidades de aplicações do método Facetelling® na prática profissional, em diversos segmentos do mercado de trabalho, como por exemplo: consultoria de imagem, medicina dermatológica e cirurgia plástica, odontologia e ortodontia, injetáveis, beleza e estética, arquitetura e design de ambientes, fotografia, moda, segmento óptico, psicologia e recursos humanos.

Aplicação prática da análise facial Facetelling®, conduzida por Cris Alves, por meio de três estudos de caso de pessoas da vida real. Demonstração e detalhamento das dez dimensões do método e condução das análises, a partir da consideração dos desejos e ruídos de imagem dos modelos analisados.

Encerramento do robusto conteúdo do curso Facetelling®. Direcionamento de estudos e tira-dúvidas nos canais de relacionamento. Explanação dos próximos passos para que os alunos da Persoona® School possam continuar a trajetória nas trilhas de aprendizagem disponíveis na EdTech.

Avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a jornada do curso Facetelling®. A atividade é composta por 100 questões de múltipla escolha, cuja pontuação mínima de acertos para obter a certificação é de 70%.

Conheça o curso por dentro:

Será que você está pronto para revolucionar sua carreira com o Facetelling®?

Confira alguns dos resultados impressionantes de alunos que aplicaram essa método inovador em suas práticas de análise facial:

Quem vai te guiar
nessa trajetória?

Conheça Cris Alves, sua mentora e guia na análise facial:

Conheça Cris Alves,Fisioterapeuta Consultora de imagem Especialista em neurociência e análises faciais Ex-consultora concursada na Assembleia Legislativa de MG

Olá, é um prazer enorme ter você comigo! Eu sou a Cris Alves, fisioterapeuta, consultora de imagem, especialista em análise facial e mentora. Nesses onze anos de carreira, carrego comigo uma bagagem de muita prática, experiência e conhecimento na área de imagem pessoal. São centenas de clientes e mais de dois mil alunos formados de maneira personalizada e humanizada no Brasil e no exterior.

No início da minha trajetória, senti a necessidade de incluir no processo de consultoria de imagem o elemento mais importante da imagem pessoal: o rosto. Até então, ele era deixado de lado pelos profissionais da área. Pensando nessa lacuna, desenvolvi o meu próprio método de trabalho, o Persoona®, pioneiro no mundo em consultoria de imagem guiada pelo rosto. Toda essa metodologia é orientada por outros métodos próprios: o Facetelling®, análise facial em 10 dimensões, e o Bodytelling®, análise corporal multidimensional.

Sou membro e instrutora internacional da AICI (Associação Internacional de Consultores de Imagem). Formei-me em fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizei o curso de estética e anatomia facial avançada em cadáveres frescos no M.A.R.C. Institute (Miami, Flórida) e também sou pós-graduanda em neurociência pela PUC-RS, entre outras formações nas áreas da beleza, da estética e da comunicação pessoal.

Dê o primeiro passo rumo à sua carreira como especialista em análise facial e destaque-se no mercado.

ou R$3.700 à vista

Risco zero para você!

Caso não se identifique com o conteúdo do curso, em até 7 dias, você poderá solicitar o reembolso sem nenhuma burocracia. A solicitação poderá ser feita diretamente na plataforma de hospedagem do curso, sem que seja necessário responder a qualquer pergunta.

Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp!

Perguntas frequentes

No curso Facetelling®, está incluído corte de cabelo, óculos e colorimetria capilar, por exemplo?

Não. No curso Facetelling® é ensinada a análise facial em 10 dimensões, suas aplicabilidades e conclusões. A formação oferece muitos insights que transformam os dados coletados em premissas válidas para as propostas de adequação da imagem. Contudo, questões específicas sobre indicações de cortes de cabelos, óculos, acessórios, maquiagem, tons de cabelos, styling e etc. são abordadas em cursos individuais na sequência do Facetelling®.

Na versão on-line, as aulas são gravadas para que você possa assistir onde, quando e quantas vezes quiser, dentro do período de validade de acesso ao curso.

Em que pese os profissionais das áreas da imagem e beleza e da estética facial serem os maiores interessados na formação, muitos entusiastas do assunto, seja pela valorização pessoal, seja pelo autoconhecimento, buscam pela aprendizagem do Facetelling®. Portanto, não há pré-requisitos de formação para cursar o Facetelling®.

Sim, a Persoona® School oferece o primeiro curso de pós-graduação latu sensu em consultoria de imagem guiada pelo rosto, aprovado pelo MEC. Essa trilha começa com o curso Facetelling®. Depois dele, na sequência, virão outros tópicos em cursos individuais para que o participante complemente sua formação. Alguns exemplos: Bodytelling®, Cortes de cabelo, Colorimetria Capilar, Óculos, Acessórios, Maquiagem, Penteados, Beleza Masculina, Styling no método Persoona®, entre outros. Ao concluir os módulos de conteúdo e as avaliações, o participante receberá, além do certificado digital de extensão reconhecido pelo MEC, o Selo de Certificação Persoona® para a atuação no mercado de trabalho, e será recomendado pela empresa como um profissional habilitado pelo método em sua integralidade.

O Facetelling® é um curso transversal. O método de análise facial em 10 dimensões se estende a várias atuações, como consultores de imagem, médicos, profissionais de harmonização facial, profissionais de RH, profissionais de estética, cabeleireiros, maquiadores, dentistas, profissionais das artes, entre outros.

© 2025 Persoona® School - Todos os direitos reservados.

Persoona® Co.

Avenida do Contorno , 6594, 7º andar, Savassi, Belo Horizonte – MG, 30.110-044, Brasil